Permite o cadastro das mensagens HSM que serão utilizadas nas contas WhatsApp Business API para envio de mensagens ativas.
O HSM, também conhecido como modelo de mensagem do WhatsApp, permite que as empresas usem modelos criados e aprovados previamente para enviar mensagens estruturadas a clientes que concordaram em receber notificações. As mensagens podem incluir lembretes de horas marcadas, informações de envio, resolução de problemas e atualizações de pagamento. Você pode criar vários modelos em diferentes categorias.
Desde 1º de junho de 2023, as cobranças da Meta/WhatsApp são baseadas em conversas. Todas as conversas iniciadas por negócios (empresa) serão divididas em três categorias: Utilidade, Autenticação e Marketing. Para saber mais sobre valores, consulte seu consultor comercial.
Filtros disponíveis:
Cód.;
Identificador;
Categoria;
Mensagem HSM;
Ativo?;
Status;
Data de Cadastro.
Ações:
Comandos:
As conversas de autenticação fornecem senhas únicas aos usuários para fins de validação. Elas podem ocorrer em qualquer etapa da jornada do usuário, como no cadastro ou na recuperação da conta ou durante algum problema de integridade.
As conversas de marketing se relacionam com sua empresa, seus produtos ou seus serviços. Isso inclui ofertas e promoções, sugestões de produtos relacionados, mensagens de carrinho abandonado e qualquer conversa que não se qualifica como autenticação ou utilidade.
As conversas de utilidade estão diretamente relacionadas a uma transação, incluindo as notificações pós-compra e os extratos de cobrança recorrente.
Nesta aba configuramos o HSM (modelo de mensagem), definindo detalhes como: categoria, idioma, texto da mensagem, etc:
Abaixo, detalharemos as configurações separadamente por tipo:
Os modelos de autenticação de cópia de código permitem que você envie uma senha ou código de uso único juntamente com um botão de cópia de código. Quando o usuário do WhatsApp tocar no botão, a senha ou código será copiado para a área de transferência do dispositivo, assim o usuário poderá colar a informação no site ou app da empresa para completar a autenticação.
Identificador: nome para facilitar a identificação da mensagem ao responsável pelo envio do HSM, seja agente ou administrador;
Categoria: este modelo é exclusivo da categoria Autenticação;
Idioma: idioma que será utilizado na mensagem para validação do WhatsApp;
Adicionar recomendação de segurança?: caso habilite esta opção, será inserido uma frase padrão na mensagem encaminhada ao cliente: “Para sua segurança, não o compartilhe.”;
Minutos para expiração do código: informe o prazo, em minutos, para expiração do código (de 1 à 90);
Texto do botão de copiar código: nome que será exibido no botão para o usuário/contato;
Tipo do botão: cópia de código;
Com esta opção habilitada, ao clicar no botão o código de autenticação será automaticamente copiado pelo usuário/contato;
Ativo?: define se o modelo (HSM) está ativo e disponível para envio;
Namespace: código alfanumérico identificador do WABA;
Obs.:
Para clientes WhatsApp Cloud, o namespace pode ser consultado no Gerenciador de Negócios.
Se o cliente for de outra API, o BSP fornecerá este código.
Template/Element: campo que será preenchido automaticamente a partir do nome incluído no campo identificador;
Status: depois de salvar fica disponível neste campo o status do HSM, visto que o HSM passa pelo processo de aprovação da Meta. Um HSM só poderá ser utilizado para envio após aprovado.
Os modelos de autenticação de preenchimento automático com um toque permitem que você envie aos usuários uma senha ou um código descartável e um botão de preencher automaticamente com um toque. Quando o usuário do WhatsApp tocar no botão, o WhatsApp dispara uma atividade que abre seu app e preenche a senha ou o código automaticamente.
Obs.: O botão de preencher automaticamente com um toque são compatíveis apenas com Android.
Identificador: nome para facilitar a identificação da mensagem ao responsável pelo envio do HSM, seja agente ou administrador;
Categoria: este modelo é exclusivo da categoria Autenticação;
Idioma: idioma que será utilizado na mensagem para validação do WhatsApp;
Adicionar recomendação de segurança?: caso habilite esta opção, será inserido uma frase padrão na mensagem encaminhada ao cliente: “Para sua segurança, não o compartilhe.”;
Minutos para expiração do código: informe o prazo, em minutos, para expiração do código (de 1 à 90);
Texto do botão de copiar código: nome que será exibido no botão para o usuário/contato em caso de falha do botão de preenchimento automático ou caso o dispositivo não seja Android.
Tipo do botão: preenchimento automático por toque;
□ Texto do botão de preenchimento automático: permite a descrição do botão a ser vinculado na mensagem;
Obs.: Os botões de preencher automaticamente com um toque são compatíveis apenas com Android. Se você enviar um modelo de autenticação a um usuário cujo dispositivo não seja Android, o cliente do WhatsApp exibirá um botão de copiar código (opção definida anteriormente).
□ Pacote do aplicativo: informar o pacote do aplicativo;
□ Chave Hash: informar a chave Hash do aplicativo;
Ativo?: define se o modelo (HSM) está ativo e disponível para envio;
Namespace: código alfanumérico identificador do WABA;
Obs.:
Para clientes WhatsApp Cloud, o namespace pode ser consultado no Gerenciador de Negócios.
Se o cliente for de outra API, o BSP fornecerá este código.
Template/Element: campo que será preenchido automaticamente a partir do nome incluído no campo identificador;
Status: depois de salvar fica disponível neste campo o status do HSM, visto que o HSM passa pelo processo de aprovação da Meta. Um HSM só poderá ser utilizado para envio após aprovado.
Os modelos de marketing mensagem do catálogo permitem que você envie aos usuários o catálogo de produtos de forma padrão, dessa forma, é enviado o catálogo na totalidade sem a possibilidade de personalizar o cabeçalho do catálogo ou os itens a serem enviados.
Obs.: para criar e usar este modelo você deve ter um catálogo de produtos de e-commerce, com estoque, conectado à sua conta do WhatsApp Business.
Identificador: nome para facilitar a identificação da mensagem ao responsável pelo envio do HSM, seja agente ou administrador;
Categoria: este modelo é exclusivo da categoria Marketing;
Idioma: idioma que será utilizado na mensagem para validação do WhatsApp;
Tipo de HSM marketing: para habilitar o envio do catálogo a opção deve ser: Mensagens do produto;
Formato do modelo: para enviar o catálogo na totalidade a opção deve ser Mensagem do catálogo;
Mensagem HSM: permite definir a mensagem que acompanha o catálogo. Para inserir uma variável utilize o padrão {{ }}. As variáveis devem ser preenchidas com valores numéricos e de forma sequencial. Ex: {{1}} {{2}} {{3}}.
Footer: permite definir o rodapé da mensagem (limitado a 60 caracteres);
Ativo?: define se o modelo (HSM) está ativo e disponível para envio;
Namespace: código alfanumérico identificador do WABA;
Obs.:
Para clientes WhatsApp Cloud, o namespace pode ser consultado no Gerenciador de Negócios.
Se o cliente for de outra API, o BSP fornecerá este código.
Template/Element: campo que será preenchido automaticamente a partir do nome incluído no campo identificador;
Status: depois de salvar fica disponível neste campo o status do HSM, visto que o HSM passa pelo processo de aprovação da Meta. Um HSM só poderá ser utilizado para envio após aprovado.
Os modelos de marketing mensagem multiproduto permitem que você envie aos usuários o catálogo de produtos personalizado, dessa forma, o contato recebe o catálogo com o cabeçalho customizado e apenas com os itens que forem determinados no momento do envio.
Obs.: para criar e usar este modelo você deve ter um catálogo de produtos de ecommerce, com estoque, conectado à sua conta do WhatsApp Business.
Identificador: nome para facilitar a identificação da mensagem ao responsável pelo envio do HSM, seja agente ou administrador;
Categoria: este modelo é exclusivo da categoria Marketing;
Idioma: idioma que será utilizado na mensagem para validação do WhatsApp;
Tipo de HSM marketing: para habilitar o envio do catálogo a opção deve ser: Mensagens do produto;
Formato do modelo: para enviar o catálogo customizado a opção deve ser Mensagem multiproduto;
Cabeçalho: permite configurar o cabeçalho do catálogo, com a possibilidade de utilizar apenas uma variável. Para inserir uma variável na mensagem utilize o padrão {{ }}. A variável deve ser preenchida com valor numérico dentro do padrão {{1}}.
Mensagem HSM: permite definir a mensagem que acompanha o catálogo. Para inserir uma variável na mensagem utilize o padrão {{ }}. As variáveis devem ser preenchidas com valores numéricos e de forma sequencial. Ex: {{1}} {{2}} {{3}}.
Footer: permite definir o rodapé da mensagem (limitado a 60 caracteres);
Ativo?: define se o modelo (HSM) está ativo e disponível para envio;
Namespace: código alfanumérico identificador do WABA;
Obs.:
Para clientes WhatsApp Cloud, o namespace pode ser consultado no Gerenciador de Negócios.
Se o cliente for de outra API, o BSP fornecerá este código.
Template/Element: campo que será preenchido automaticamente a partir do nome incluído no campo identificador;
Status: depois de salvar fica disponível neste campo o status do HSM, visto que o HSM passa pelo processo de aprovação da Meta. Um HSM só poderá ser utilizado para envio após aprovado.
Os modelos de carrossel permitem enviar uma única mensagem de texto acompanhada por um conjunto de até 10 cartões de carrossel, possibilitando rolar horizontalmente para navegar entre os cards.
Identificador: nome para facilitar a identificação da mensagem ao responsável pelo envio do HSM, seja agente ou administrador;
Categoria: a configuração deste modelo pode ser realizada nas categorias Marketing ou Utilidades;
Idioma: idioma que será utilizado na mensagem para validação do WhatsApp;
Tipo de HSM marketing: para habilitar o envio do carrossel a opção deve ser: Personalizado (esta opção só será exibida caso a categoria for Marketing);
Ativar carrossel: para habilitar o envio do carrossel, esta opção deve ser definida como Sim;
Mensagem HSM: permite definir a mensagem que acompanha o carrossel. Para inserir uma variável utilize o padrão {{ }}. As variáveis devem ser preenchidas com valores numéricos e de forma sequencial. Ex: {{1}} {{2}} {{3}}.
Cartões do Carrossel: aqui é onde iniciamos a configuração dos cartões/cards do Carrossel. Utilize os ícones: ➕para adicionar cards e ❌para excluir;
□ Tipo de header: permite definir qual o tipo de cabeçalho para o carrossel, podendo ser imagem (.png e .jpg) ou vídeo (.mp4);
♦ Arquivo: opção que permite realizar o upload o arquivo a partir do tipo de header definido anteriormente. O arquivo será utilizado apenas para validação do WhatsApp, ou seja, no momento do envio do HSM, deve realizar o upload dos arquivos para cada card respectivamente;
□ Mensagem do Cartão: campo para definir a mensagem que será exibida abaixo do card;
□ Botões: possibilita definir até 2 (dois) botões para cada card, podendo ser:
♦ Personalizado (Botões de resposta rápida): permite configurar botões de respostas predefinidas para o usuário escolher entre elas, assim, podendo condicionar o caminho que o contato seguirá no atendimento (flow) a partir da resposta dada;
♦ Acessar site (Botões de chamada para ação): permite configurar no máximo 1 (um) botão de redirecionamento para um site, assim, quando o contato clicar neste botão será aberto o site no navegador do dispositivo;
◊ Texto do botão: campo destinado para configurar o texto do botão que será exibido no dispositivo do contato;
◊ Tipo URL: define se a URL de direcionamento será Fixa ou Dinâmica;
◊ Website URL: define a URL de direcionamento. Caso a URL seja dinâmica deverá utilizar uma variável, que deve ser preenchida com valor numérico dentro do padrão {{1}}.
♦ Ligar (Botões de chamada para ação): permite configurar no máximo 1 (um) botão de chamada, assim, quando o contato clicar neste botão será exibido o telefone e a confirmação se deverá realizar uma chamada para aquele número;
◊ Texto do botão: campo destinado para configurar o texto do botão que será exibido no dispositivo do contato;
◊ DDI: define DDI do número para receber a chamada;
◊ Número do telefone: define o número para receber a chamada (DDD+número);
Obs.:
é permitida a inclusão de até 10 (dez) cartões/cards com até 2 (dois) botões cada;
o tipo de header e botões devem ser os mesmos para todos os cartões/cards;
Ativo?: define se o modelo (HSM) está ativo e disponível para envio;
Namespace: código alfanumérico identificador do WABA;
Obs.:
Para clientes WhatsApp Cloud, o namespace pode ser consultado no Gerenciador de Negócios.
Se o cliente for de outra API, o BSP fornecerá este código.
Template/Element: campo que será preenchido automaticamente a partir do nome incluído no campo identificador;
Status: depois de salvar fica disponível neste campo o status do HSM, visto que o HSM passa pelo processo de aprovação da Meta. Um HSM só poderá ser utilizado para envio após aprovado.
Os modelos de código de cupom são modelos de marketing que mostram um botão único de copiar código. Quando o usuário do WhatsApp tocar no botão, o código será copiado para a área de transferência do dispositivo.
Obs.: No modelo exemplificado ao lado, foi realizada a combinação de botões com header (cabeçalho) de imagem.
Identificador: nome para facilitar a identificação da mensagem ao responsável pelo envio do HSM, seja agente ou administrador;
Categoria: este modelo é exclusivo da categoria Marketing;
Idioma: idioma que será utilizado na mensagem para validação do WhatsApp;
Tipo de HSM marketing: para habilitar o envio do carrossel a opção deve ser: Personalizado (esta opção só será exibida caso a categoria for Marketing);
Tipo de header: permite definir o cabeçalho da mensagem, podendo ser: nenhum cabeçalho, imagem, documento, vídeo, localização ou texto.
□ Arquivo: para o caso do header ser definido como, imagem, documento ou vídeo, permite realizar o upload de um arquivo (dentro dos formatos aceitos). Este arquivo é utilizado apenas para validação pelo WhatsApp, sendo necessária a substituição do arquivo no momento do envio.
□ Cabeçalho: exclusivo da opção texto, essa opção permite inserir um cabeçalho na mensagem HSM. Obs: Pode ser utilizado uma variável no cabeçalho.
Mensagem HSM: permite definir a mensagem que acompanha o carrossel. Para inserir uma variável utilize o padrão {{ }}. As variáveis devem ser preenchidas com valores numéricos e de forma sequencial. Ex: {{1}} {{2}} {{3}}.
Footer: permite definir o rodapé da mensagem (limitado a 60 caracteres);
Botões: possibilita definir os botões do modelo. Para este caso/exemplo, o botão de ação código de oferta deve ser habilitado e poderão ser combinados até 10 (dez) botões.
□ Personalizado (Botões de resposta rápida): permite configurar respostas predefinidas para o usuário escolher entre elas, assim, podendo condicionar o caminho que o contato seguirá no atendimento (flow) a partir da resposta dada;
♦ Texto do botão: campo destinado para configurar o texto do botão que será exibido no dispositivo do contato;
□ Acessar site (Botões de chamada para ação): permite configurar no máximo 2 (botões) de redirecionamento para um site, assim, quando o contato clicar neste botão será aberto o site no navegador do dispositivo;
♦ Texto do botão: campo destinado para configurar o texto do botão que será exibido no dispositivo do contato;
♦ Tipo URL: define se a URL de direcionamento será Fixa ou Dinâmica;
♦ Website URL: define a URL de direcionamento. Caso a URL seja dinâmica deverá utilizar uma variável, que deve ser preenchida com valor numérico dentro do padrão {{1}}.
□ Ligar (Botões de chamada para ação): permite configurar no máximo 1 (um) botão de chamada, assim, quando o contato clicar neste botão será exibido o telefone e a confirmação se deverá realizar uma chamada para aquele número;
♦ Texto do botão: campo destinado para configurar o texto do botão que será exibido no dispositivo do contato;
♦ DDI: define DDI do número para receber a chamada;
♦ Número do telefone: define o número para receber a chamada (DDD+número);
□ Copiar código de oferta (Botões de chamada para ação): permite configurar no máximo 1 (um) botão de cópia de código, assim, quando o contato clicar neste botão, o código será copiado para a área de transferência do dispositivo.
♦ Código de oferta: campo destinado para informar um código de oferta amostra. Este código é utilizado apenas para validação pelo WhatsApp, sendo necessária a substituição do código no momento do envio.
Ativo?: define se o modelo (HSM) está ativo e disponível para envio;
Namespace: código alfanumérico identificador do WABA;
Obs.:
Para clientes WhatsApp Cloud, o namespace pode ser consultado no Gerenciador de Negócios.
Se o cliente for de outra API, o BSP fornecerá este código.
Template/Element: campo que será preenchido automaticamente a partir do nome incluído no campo identificador;
Status: depois de salvar fica disponível neste campo o status do HSM, visto que o HSM passa pelo processo de aprovação da Meta. Um HSM só poderá ser utilizado para envio após aprovado.
Nesta aba devemos vincular a mensagem HSM a uma conta:
Para selecionar a(s) conta(s) basta clicar no nome da conta na coluna da esquerda que automaticamente ela será adicionada à coluna da direita, dessa forma, o HSM configurado fica válido apenas para as contas aqui atribuídas.
Obs.:
Caso inclua uma conta com integração diferente de Oficial, é necessário aprovação manual pelo broker da conta;
Caso não seja definido vínculo com nenhuma conta o HSM não será enviado automaticamente para aprovação pelo WhatsApp.
Nesta aba, você poderá usar a ferramenta de comparação para comparar o desempenho entre os modelos de mensagens do WhatsApp Business API.
A ferramenta de comparação mostra qual modelo de mensagem tem uma taxa de bloqueio mais baixa. A Meta determina a taxa de bloqueio pela porcentagem de clientes que bloqueiam o modelo e você pode usar essas informações para ajudar a tomar decisões sobre como melhorar o desempenho das suas mensagens.
Obs.: a aba com a ferramenta de comparação, só estará disponível nos modelos que tiverem o mínimo de mil envios nos últimos 90 dias.